Entrevista com o Designer Sillas Maciel


 
Nós temos muito orgulho e satisfação de receber no nosso blog SILLAS MACIEL – Designer gráfico e ilustrador. Formado em Publicidade e Design Gráfico.
Com uma vasta carga de conhecimentos ele trabalhou como freelancer de 2010 a 2012 e fundou a Sillas Maciel Design Estúdio em Belo Horizonte.
Olá Sillas! Seja muito bem vindo ao BLOCO B CRIATIVO! Gostaríamos muito de agradecer a sua disponibilidade para dividir com a gente um pouco da sua experiência e conhecimento na área.
 
____________________________________
  1. Nós sabemos que antes de montar o seu estúdio, você já trabalhou como freelancer. O que você pode dizer para quem está se formando e quer seguir este caminho?

Hey….muito obrigado por me convidarem para trocar essa idéia com vocês..:)

E legal esse símbolo que usam na marca de vocês.. parabéns

Bem, o que posso dizer é: trabalhem o “máximo” que puderem dentro de escritórios e/ou com parceiros mais experientes que vocês. Quando a gente sai da faculdade de design, não temos noção de como o mercado funciona muito bem. Somos imaturos e nosso design por não termos experiência em projetos, acaba sendo muito raso e superficial, eu diria até mesmo imaturo.

Trabalhar com pessoas mais experientes que a gente, faz com que essa imauridade seja trabalhada. Uma pessoa mais experiente que você, tem uma visão de projeto que com muita certeza um recém formado não tem. E isso é óbvio, só se adquire com práticas e vivência em projetos.

Portanto, acho que ganhar uma experiência trabalhando em escritórios de design e ver outros profissionais trabalhando, é um ótimo começo para quem estar pensando em seguir seu próprio rumo.

  1. Durante o período de freelancer, quando você estava crescendo, o que você fez para divulgar o seu trabalho? Você acha que precisa de muita grana para uma boa divulgação?

Bem, eu ainda estou crescendo…mas quando eu trabalhava com freelancer, eu utilizava e ainda utilizo muito a internet. Acho as redes sociais e a internet como um todo, uma excelente ferramenta de divulgação, contato e promoção.

Obviamente, precisamos ter um certo cuidado, pois as redes sociais podem ser muito legais para tais coisas mas ao mesmo tempo é uma ferramenta onde a informação se propaga muito rapidamente e isso muita vezes pode ser um problema.

  1. Como você ficou sabendo que era hora de criar o seu estúdio?

A vida de freelancer é algo que eu sempre achei bem legal.. mas chegou um momento em que eu precisava ter um outro tipo de envolvimento e postura com meus clientes e projetos. Comecei a me envolver com projetos relativamente grandes e isso demandou uma estrutura não só profissional quanto estrutural mesmo…

  1. Você já teve seu trabalho divulgado em vários lugares como na Computer Arts, Mostra de Design 2012 além de várias ilustrações espalhadas por BH. Levou muito tempo para seu trabalho ser divulgado e comentado desta forma?

Levou um tempo sim.. Nada acontece do dia para noite e no mercado criativo é a mesma coisa.. Como eu disse logo à cima. Precisamos ter nossos trabalhos maduros o suficiente para sermos reconhecidos por isso, mesmo que essa maturidade esteja em constate evolução. Acho que você passa ter seus trabalhos divulgados por mídias sejam elas online ou impressas, por ter um trabalho de qualidade e maduro o suficiente para isso. Cada projeto é um aprendizado e isso colabora muito para que divulgações e publicações aconteçam. Mas isso é uma novidade na minha vida profissiona,l tive que comer e (ainda como) muito capim para começar a ter meus trabalhos divulgados por jornais e outras mídias. Mas isso é muito relativo.Claro que depende muito do projeto que esteja em pauta, mas isso vem com o tempo e acredito que o foco mesmo seja em desenvolver um bom projeto sem se preocupar onde ele vai ser publicado…

  1. Você segue alguma estética em suas ilustrações? Você acha que seguir um padrão é uma forma de reforçar a marca?

Tento não seguir estética alguma, apensar de quem vê meus trabalhos de ilustração os reconhecem quase que imediatamente. A questão é que gosto de explorar bastante as cores. Isso é sempre um desafio. Mas isso é muito nos trabalhos de ilustração. Já nos projetos de design tento sempre explorar as cores também mas isso nem sempre é possível. Nem sempre é possível desenhar uma marca magenta ou laranjada… o projeto precisa ser adequado a necessidade do cliente porém existe um senso critico gerindo toda essa vontade né. Mas a idéia de seguir um padrão não me agrada muito. Gosto de variar apesar de tudo.

  1. Quem conhece você nas redes sociais sabe que você é um cara que procura manter uma postura profissional e está sempre atualizado com o que está acontecendo no ramo do design e afins. Qual a importância que você vê do relacionamento e da identidade virtual para a área profissional?

Muita. Precisamos saber o que anda acontecendo pelo mundo a fora. Nem sempre clientes chegam até nós.. Um bom escritório ou um bom designer também propõe projetos para empresas que a necessidade de mudança ou a demanda envolvendo design é clara. Manter uma presença não só virtual quanto presencial em eventos é fundamental. Quem não é visto, não é lembrado.. esse ditado resume muito uma postura que acredito. Essa presença não esta somente na pessoa em si e sim, também no que anda divulgando pelas redes…

  1. Com sua experiência, qual a dica que você da para quem quer iniciar a carreira como Designer?

Não tenha medo de errar e nem de se apresentar para pessoas.. Uma dose de cara de pau não mata ninguém.. só ajuda.. mas com um certo senso por favor.

Contatos com Sillas Maciel:

facebook.com/sillasmacieldesignestudio

sillasmaciel.com.

Behance.com/sillasmaciel

@sillasmaciel (twitter)

Flickr.com/sillasmacieldesignestudio ou flickr.com/sillasmaciel

CONHEÇA ALGUNS DE SEUS TRABALHOS

01 02 03

Anúncios

One response to “Entrevista com o Designer Sillas Maciel”

  1. Eduardo Correia says :

    Silas, eu vejo MUITISSIMA influência do Adhemas Batista http://adhemas.com/ em seu trabalho. Quando você diz que ao bater o olho em suas ilustrações é fácil de reconhecer que é sua, não vem a minha cabeça nada além de “nossa, Adhemas?”

Oi! Comenta aqui ó. Participe de nossos posts \o/

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

INFOCONTROL CURSOS

Informática e Administração

Studio Lotus Trends

Cool Hunting & Fashion Business

R2 CREATIVE

Criação de Apresentações Profissionais e Acadêmicas

Eric E Photo

Nature Inspired: Thoughts & Images

PicturedbyDesign | New York Fashion and Architecture

New York fashion and places. Updated daily.

T. Mayer, Illustrations

Off The Wall: Artwork And Sketches

Já viu esse?

“A Felicidade só é verdadeira quando compartilhada” Christopher McCandless - Na Natureza Selvagem

Eterno Retorno

A redescoberta de cada dia

Blog do Márcio

Just another WordPress.com weblog

Designing for Humans

Um blog sobre usabilidade, experiência do usuário, design centrado no usuário, design emocional e derivados.

Lomografados

Some crazy pictures of crazy people

Branding Online

Blog sobre Branding by Beto Lima

De Olho na Lua

Até onde o horóscopo funciona? Leia! Reflita! Observe! Descubra!

BLOCO B CRIATIVO

Gerando inspiração para o seu dia!

Mistura Perfeita

A mistura perfeita do que acontece no mundo da publicidade, dos games e da tecnologia você encontra aqui.

studio roulette

um estúdio atento às tendências

%d blogueiros gostam disto: